top of page
photo-1567409518589-48a86c24337a.jpg

BLOG

logo montda.jpg

Bullet Journal da Noiva - Entenda o que é e como você pode fazer o seu!

Planejar o casamento é uma tarefa que exige muita organização e detalhismo. Nessa jornada incrível de ser noiva, um grande aliado é o bullet journal da noiva!  Mas afinal, o que é bullet journal?


Bullet Journal ou "bujo" (para os mais íntimos)  é um sistema de organização criado por um designer chamado Ryder Carroll. Ele é como uma agenda para pessoas que não conseguem ou não gostam de usar agendas normais. É extremamente flexível, podendo incluir anotações mais soltas e criativas, isso mesmo, criativas! 


ree


Como começar meu Bullet Journal versão para noivas?


O bullet journal pode ser usado para diversos afins, planejamento diário/semanal/mensal, controle financeiro ou até mesmo crescimento pessoal. Aqui, abordaremos a versão mais voltada para casamentos, explicando um pouco do que pode ser trabalhado e explorado nessa nova opção.


Para darmos início na criação de nosso bullet journal tudo que você vai precisar é de um caderno (literalmente QUALQUER caderno que você tenha em casa) e uma caneta. Esse é o material necessário porém, não vamos parar por aqui, que tal usar a imaginação? Aqui vão algumas dicas de materiais bacanas para fazer seu bujo da maneira mais personalizada possível:

  1. Ao escolher o caderno que irá usar para o bullet journal vale ressaltar os tipos de miolos e a gramatura da folha:


  • Tipos de miolos:  


Liso: 

ree


O miolo liso não tem segredos, é uma folha lisa, sem pauta ou desenho algum.

 Como ele é liso, é essencial um pouco de prática na montagem do seu bullet, para que você não se perca no processo e acabe deixando tudo um pouco "tortinho".

Esse tipo de miolo é mais indicado para pessoas com mais experiência no uso dos bujos ou para bullets de colagens ( como imagens, fotografias e afins),  que possuem menos escritas.


Caso você escolha esse miolo, alguns modelos podem ser encontrados pela internet ou nas grandes papelarias, por ser miolo liso é um pouquinho mais complicado de achar mas, vale a pena para deixar seu bujo do jeitinho que você deseja!


Pontilhado/Pontado:

ree


Como o nome já explica, o miolo pontilhado tem vários pontinhos pequenos, que ajudam quem não tem habilidade para fazer e escrever em linha reta. Ajuda muito também a ter noção de meio, de espaço.

O mais interessante é que o pontilhado é bem pequenininho e de cor clara, então se você tirar uma foto por exemplo, ele nem sequer vai aparecer!

É uma opção muito indicada para quem acabou de iniciar no mundo do bullet journal e até mesmo é um dos modelos preferidos pelos profissionais da área.  Também pode ser encontrado facilmente pela internet ou nas papelarias maiores.


Quadriculado:

ree

Esse também é um dos miolos queridinhos. Funciona basicamente como o pontilhado porém é mais visível e definido. Ideal para quem gosta de visualizar o todo na hora de criar e separar espaços de uma forma mais certeira.


Pautado:

ree

Esse miolo é o mais conhecido, pois o usamos no dia a dia.  E quem diz que não dá pra usar miolo pautado em bujo e planner, está enganado.

Pra quem tem experiência zero nesse mundo, é melhor ainda, pois as linhas já é algo em que você está familiarizado, então as chances de dar errado são mínimas. É ideal para bullets com maior foco na escrita, e também para pessoas que gostam do tradicional caderninho de anotações!


2. Agora vamos falar de gramaturas!


A maioria dos cadernos que podemos usar como bullet journal estão entre as gramaturas de 75g - 120g. Entendendo as gramaturas:


As opções são as seguintes:


  • 75g: a folha é como se fosse um "sulfite", ideal para quem está começando nesse mundo dos Bullets Journals e vai usar canetas esferográficas, como bic ou caneta gel (pela folha ser mais fininha, caso utilize canetinhas a probabilidade de passar o fundo é muito grande!)


  • 90g:  a folha é um pouco mais grossa, ideal para quem escreve com canetas hidrográficas, tipo Stabilo, pois não passa tinta para o outro lado da folha;


  • 120g: a folha é bem grossa ideal para quem desenha com as canetas hidrográficas, pois não passa praticamente nada.


Posso fazer meu bullet journal no tablet/ipad ?


A escolha do local onde cada um irá começar seu bullet journal é algo bem pessoal. Se você se sente mais a vontade realizando as tarefas de maneira digital fique tranquilo, seu bujo também pode ser realizado em seu tablet/ipad! 


Basta escolher um aplicativo de sua confiança (alguns foram feitos especialmente para bullets digitais) e começar! O bacana é ter uma caneta compatível caso você queira escrever e deixar tudo ainda mais personalizado. 

ree


Dicas e sugestões para soltar a criatividade:


Agora que você já escolheu onde irá fazer seu bullet journal especial de casamento é, momento de começar! 


Para organizar sua vida de noiva você pode começar anotando tudo em seu mais novo amigo: seu bullet journal! Separe seu bullet em parte e divida cada parte para cada item. Por exemplo dedicar algumas páginas para (são apenas sugestões, o ideal é soltar a criatividade!):

  • Reuniões com fornecedores: Pode dedicar  até 1/4 do seu bullet para essa função, dependendo da quantidade de fornecedores que você irá conversar. É importante acompanhar essas reuniões, anotar as principais conversas e o que foi mais proveitoso como pontos positivos e negativos. Essas anotações irão te ajudar a tomar decisões, estando assim mais informada sobre os assuntos. Pontuando essas reuniões você também pode acrescentar observações futuras, seja com papel adesivo ou um pequeno rascunho a lápis ao lado.


  • Itens e serviços escolhidos: Aqui vai mais 1/4 do seu bullet.  Conforme você for escolhendo os itens e serviços do seu casamento (como cerimonial, vestido, decoração, música, buffet, local e afins) é bacana dedicar algumas folhas para demarcar aquilo que mais te chamou a atenção em cada um deles e como você planejou cada um. Por exemplo: algumas imagens do vestido (lembrando que é bom manter seu bullet bem longe do seu noivo! rs) e algumas observações de porque você o escolheu e o que gosta mais nele. Pode parecer bobagem, mas esses processos ajudam muito na positividade no grande dia e também com as inseguranças em relação aos possíveis imprevistos.


  • Datas e anotações: Geralmente é feito no início do bullet,  pode ter um calendário e um espaço determinado para algumas anotações principais. 


  • Contatos: Pode ficar no final do seu bullet. É ideal para anotar os contatos dos fornecedores, como telefone, e-mail e endereço.


*Para ter mais ideias a respeito da montagem, criação e personalização do seu bullet journal vale a pena pesquisar um pouco mais sobre o assunto.

ree

O importante é usar a imaginação para montar o seu bullet journal especial de casamento! 


Gostou? Acompanhe nosso site para receber mais dicas como essa! ♥

Comentários


Rua Ministro Salgado Filho, 630 - Bairro Aparecida, Alfenas/MG

(35) 9.9852-2746 (WhatsApp)

Simbolo-Sonnar-negativo-2015.png
  • Branca Ícone SoundCloud
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

Todos os direitos reservados :: Sonnar Coral e Orquestra do Brasil ®️

bottom of page