top of page
photo-1567409518589-48a86c24337a.jpg

BLOG

logo montda.jpg

Como conter a ansiedade antes do Grande Dia?

Respirar, focar no presente e no que há de melhor são algumas das dicas para acalmar o coração.


ansiedade é um estado natural que antecipa uma situação de desafio, como conhecer alguém importante ou novo, apresentar um trabalho, viajar para um lugar novo, realizar uma prova importante, ou, como o assunto que iremos abordar hoje: Planejar o Grande Dia e esperar com que tudo ocorra bem.

Pensar nos preparativos de um casamento pode ser um dos processos mais estressantes que um casal pode enfrentar. Somado a todo o planejamento e as questões financeiras envolvidas, ainda existem as pressões externas dos familiares, da comparação que fazemos naturalmente com os outros e aquela vontade de que tudo saia perfeito, como um grande sonho que se realiza.

Além de todo esses processos, ainda existem as tensões da rotina no trabalho que aumentam a ansiedade e o stress desencadeando diversas reações físicas e psicológicas. Físicas, pois em muitos momentos de alto desequilíbrio é possível ocorrer palpitações, taquicardia e até desmaios ligados ao nervosismo.


Conhecida como o mal dos tempos modernos, a ansiedade vem tomando conta da nossa sociedade de maneira impiedosa e rápida. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 33% da população mundial sofre deste mal e o Brasil aparece no topo da lista de países mais afetados.


ree


Dicas para acalmar a mente e o coração antes do casamento:

Começou a sentir os sintomas da ansiedade?

1.Respire fundo!


Pode parecer estranho, mas respirar tem uma íntima ligação com o emocional e, da mesma forma que o estado de espírito interfere na velocidade da respiração, é possível controlá-la para acalmar o corpo e a mente. Isso acontece porque a inspiração está relacionada ao lado ativo do sistema nervoso autônomo, enquanto a expiração conecta-se com o lado calmante.

Assim, a respiração atua de 2 maneiras para aliviar momentos tensos:


  • A primeira é fisiológica, pois a ansiedade nos faz respirar rápido de forma rasa e, ao controlar a inspiração, o corpo volta ao equilíbrio.

  • A segunda é emocional, visto que ao prestar a atenção na respiração, a pessoa foca no momento presente e a ansiedade é minimizada.


Dica adicional: Thetahealing

É um reencontro com sua essência! Essa técnica de cura energética, criada pela americana Vianna Stibal, trabalha acessando a onda cerebral Theta, que segundo estudos científicos, pode gerar cura instantânea para doenças de diversos tipos. A técnica identifica e muda crenças, sentimentos e padrões bloqueadores, criando imediatamente uma nova realidade para sua vida. Você pode fazer uma sessão para experimentar e ir, aos poucos e com muito amor, se libertando e cancelando crenças limitantes, entre elas a de que você não consegue ser calma, tranquila e outras.
ree


2. Foque no Presente!


Quando estamos ansiosos, a nossa tendência é ficar passeando entre o passado e o futuro, nunca no presente. São as lembranças que nos prendem ou as incertezas que nos dão material para nos desesperarmos. No entanto, é no aqui e agora que conseguimos, de fato, acalmar a nossa mente e dar passos certos em direção às conquistas.


O que passou, já passou e não podemos mudar e o futuro, ainda que seja bom planejá-lo sem ansiedade e com mesura, tampouco podemos controlá-lo. Na verdade, o hoje é o único com que contamos. Precisamos viver no aqui e agora. Este instante que está acontecendo agora, neste momento, enquanto você lê essas linhas. Por isso, temos que aproveitá-lo ao máximo. 

Para as noivas, a terapeuta Daphne Jones aconselha a, no momento de início da crise, a começar a prestar atenção nas coisas ao seu redor, como se estivesse descrevendo cada detalhe. “Assim, a nossa mente é trazida para o presente e consegue se equilibrar melhor. Essa é uma técnica mais prática, que ajuda na concentração não só nos momentos que estamos em uso, mas também no dia a dia, pois treinamos o nosso cérebro.”

ree


3. Lembre do que há de melhor em sua vida!


Nos momentos antes do seu casamento, LEMBRE DO QUE HÁ DE MELHOR EM SUA VIDA! Que tal fazer uma lista de agradecimentos, para levar com você durante a preparação para entrar na igreja? Com essa lista, você pode lembrar de tudo que já conquistou até aquele momento e vai agradecendo a oportunidade de estar ali! É comprovado cientificamente que as palavras e as vibrações que a gente faz têm efeitos no nosso corpo. O cientista Masaru Emoto fez um experimento com potes de arroz e frases de amor, ódio e neutras e o resultado é impressionante.

“Com certeza, para você chegar na decisão de se casar, sentiu de todo seu coração que esse caminho era o que sua alma estava desejando.Quais foram os motivos que te levaram a isso? O que fez a sua alma se sentir pronta para viver essa nova etapa da sua vida? Quais foram as coisas boas que aconteceram na sua vida durante esse processo de decisão? Focar nas alegrias e motivações que te levaram a isso pode te ajudar a ter uma perspectiva mais positiva da situação e deixar o estresse de lado!”, explica Natália.

ree


4. A música pode te ajudar!


A música salva vidas, muda histórias e une o que muita coisa nesse mundo insiste em separar. Já que “existe desde que o mundo é mundo”, essa maravilha da arte é patrimônio imaterial da humanidade e pode sim te ajudar no combate a ansiedade!


Ao longo dos séculos, o uso terapêutico da música tem sido usado para relaxar e restaurar a saúde. Recentemente, pesquisadores e curadores da Mindlab, consultoria britânica especializada em soluções em neurociência para empresas, comprovaram cientificamente a tese.


Para tal, eles conduziram um estudo no qual os participantes tinham de resolver um quebra-cabeça complexo o mais rápido o possível, enquanto ouviam diferentes tipos de música. Os voluntários do experimento foram conectados a sensores capazes de medir a atividade do cérebro, pressão sanguínea e respiração. A intenção era descobrir quais sons causavam sensação de relaxamento, mesmo diante de uma tarefa tecnicamente estressante.

A canção que produziu o melhor resultado foi Weightless [Sem Peso, em tradução livre], do trio britânico Marconi Union. Quando expostos a essa trilha sonora, os participantes chegaram a apresentar nível de ansiedade 65% menor do que o registrado anteriormente.

Ouça a seguir:


Weightless foi feita com a colaboração de terapeutas. Segundo os pesquisadores, o compasso lento e os tons graves diminuem os batimentos cardíacos e os níveis de cortisol – o hormônio do estresse e da ansiedade – na corrente sanguínea.

Comentários


Rua Ministro Salgado Filho, 630 - Bairro Aparecida, Alfenas/MG

(35) 9.9852-2746 (WhatsApp)

Simbolo-Sonnar-negativo-2015.png
  • Branca Ícone SoundCloud
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

Todos os direitos reservados :: Sonnar Coral e Orquestra do Brasil ®️

bottom of page